
Residencial
A energia solar residencial consiste na instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica, a fim de garantir uma relativa autonomia energética para propriedades residenciais, assim como obter economia na conta de luz.
A principal diferença entre esse tipo de aplicação e as que são implementadas no comércio ou na indústria, está na potência da geração de energia. Esses estabelecimentos frequentemente precisam de mais potência energética do que as casas e, por isso, possuem um sistema capaz de captar e armazenar mais energia solar. Usinas fotovoltaicas, por exemplo, utilizam o sistema on-grid para produzir e distribuir a energia solar.
Sobre a instalação
A energia solar funciona a partir de placas solares que captam luz, com o calor dos raios solares ela realiza a geração de eletricidade.
Esse sistema de energia solar fotovoltaica utiliza painéis solares para fazer a captação da luz e gerar, pelo efeito fotovoltaico(um dispositivo), a sua energia elétrica. Com isso, você pode usar a sua energia em qualquer lugar, também pode gerar créditos de energia ou armazenar.

1) O sol é a fonte primária de energia
2) A luz do sol incide sobre os painéis fotovoltaicos
3) O painel fotovoltaico converte luz em energia elétrica
4) A corrente contínua é injetada na entrada do inversor, passando por dispositivos de segurança
5) O inversor converte corrente contínua em alternada
6) A energia gerada é consumida ou injetada na rede, após passar por dispositivos de segurança.